segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FALANDO DE DEUS


Evangelho (Mateus 18,1-5.10.12-14)
Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011 

19ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­ver­terdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



         Muito se é revelado na bíblia sobre o amor que Jesus tinha pelas crianças. O Evangelho de hoje é um exemplo dessa demonstração de afeto. Os discípulos encontravam-se inquietos, preocupados com o poder, com o status e a hierarquia. Para muitos, “ser o maior” era sinônimo de superioridade; aquele que ordena, exige, manda. Se formos olhar sinônimos para essa última palavra, encontramos tais como: comandar, governar, decretar, ordenar, imperar, reinar; ou seja, aquele que está à frente do barco. Estamos tratando de Império Romano, onde a cultura política e social era de que os grandes mandavam e os pequenos obedeciam. Jesus nos ensina em outra passagem que devemos ser humildes e que para nos tornarmos grandes no Reino de Deus devemos servir e sermos “pequeninos” aqui na Terra. 


“Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mateus 20,26-28)
      
         Em Mateus vemos algo semelhante. Jesus, além de nos ensinar como obter o Reino dos céus, manifesta o seu amor pelos pequeninos. E que lindo amor! Ele, ao trazer a criança ao meio, nos ensina que devemos ser humildes e puros como as criancinhas, que crêem Nele plenamente. Esses pequeninos não desejavam poder como os adultos, e nem tão pouco eram gananciosos, deixavam-se conduzir por Aquele que as criou. Para conseguir o Reino dos céus devemos deixar Cristo conduzir o nosso barco, e como crianças que precisam de cuidados, deixemo-nos ser controlados por Jesus. O Reino dos Céus é apenas para aqueles que se assemelham as crianças e que jogaram fora a vaidade, a arrogância, a futilidade, a auto-suficiência, o orgulho, a ambição pela glória humana, a cobiça pelo poder, o controle da própria vida, o domínio das situações, a capacidade natural de dar soluções e vivem obedientes, dependentes do Pai Celeste.
          E ainda: Jesus, na mesma passagem nos fala do acolhimento. “E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.” (Mateus 18,5) Devemos acolher a estas, como se estivéssemos acolhendo a Ele. Quem as recebe, recebe a Cristo, quem faz o bem a elas, faz a Cristo, assim também vale para o mal. Pois Cristo ainda afirma: Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam."(Mateus 18,10-13)
 
         Por último, o Filho de Deus demonstra o amor de seu Pai pela humanidade. Deus não quer ver nenhum de seus filhos perdidos, e quando acha algum que tenha estado, se rejubila mais do que com aqueles que se mantiveram com Ele. Deus reconhece seus filhos fiéis, que se mantêm na Sua presença, mas não se esquece dos que se foram. Isso me faz lembrar da Parábola do Filho Pródigo. O amor do pai pelo seu filho foi tão grande, que ao reencontrar, só cabia-lhe amor, o que também me faz recordar da música Abraço de Pai, de Walmir Alencar: “Quanto tempo também o Senhor me esperou, nas tardes encontrou saudade em meu lugar. Mas ao me ver na estrada ao longe voltar, num salto se alegrou e foi correndo me encontrar. E não me perguntou nem por onde eu andei, dos bens que eu gastei, mais nada me restou. Mas olhando em meus olhos somente me amou e ao me beijar, me acolheu num abraço de pai.”
         Voltando ao assunto discorrido acima, que nós possamos ser desejosos de um coração de criança, que acredita sem limites e que ama sem querer algo em troca. E que possamos cuidar destes pequeninos, não só de nossos filhos ou parentes, mas também daqueles que foram abandonados e que foram esquecidos. E que, como bons cristãos que devemos ser, possamos ensinar a eles os ensinamentos de Cristo, formando-os conforme a vontade do Pai Celeste. E que com amor possamos os acolher. “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. (Mateus 18,14)
         Vocês que são pais não cessem de pedir a Jesus que abençoe os teus filhos. E que todos possamos colocar as crianças como intenção nas nossas orações. Que pela Intercessão de Nossa Senhora, que tanto amou seu filho Jesus e que é exemplo de educadora, todos os pais e responsáveis eduquem seus filhos conforme a Igreja Católica propõe e que sejam exemplos de amor. E que São Jerônimo Emiliano, protetor das crianças órfãs, São Zenão de Verona, protetor dos bebês, São Nicolau e São Cosme e Damião, protetores de todas as crianças e o Menino Jesus de Praga, o padroeiro e protetor destas, protejam e guardem, junto com o Anjo da Guarda de cada um, estes pequeninos, livrando-os de todo mal.
         “Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.” (Marcos 10:13-16)

Grace Araújo de Carvalho
Ministra das Artes
 




 

2 comentários:

  1. Estou mt feliz por vc...
    Belíssimas palavras estas suas, anseio que o Senhor lhe impulsione a não mais parar de anunciar a Palavra com esse amor demonstrado em td q vc tem feito. O VN se alegra com seu SIM, assim tb o faz o céu q faz festas de amor por vc. Nunca despreze o princípio do amor, sem amor nada somos (cif. I Cor 13).
    Obderan

    ResponderExcluir
  2. Prezados, gostaria muito de saber como conseguiram aquela foto, a quarta foto de cima para baixo, é minha filha com Jesus, não quero nada, só quero entender, sou evangélica. Ela é uma criança maravilhosa que desde os 10 meses colocava a mão na cabeça das pessoas e fazia orações,e agora aos4 anos faz o mesmo e cessa nossas dores de cabeça entre outras. Posso provar que é ela, respondam janajvc@msn.com

    ResponderExcluir